sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encontro dos bispos da Amazônia começa segunda-feira


Santarém será sede a partir desta segunda-feira, dia 02 de julho, do décimo encontro dos Bispos da Amazônia. O evento vai reunir cerca de 40 bispos dos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, além dos Coordenadores de pastoral, leigos e religiosas das Dioceses e das prelazias desses Estados.

 O secretário geral da CNBB e arcebispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Leonardo Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes também estarão presentes no encontro.

Padre Luiz Pinto, administrador da Diocese de Santarém, destacou que o encontro é uma oportunidade para retomar, rever e reviver o encontro de 40 anos. Destacou que “para toda a Amazônia, é importante que a gente hoje reveja a caminhada, o caminho que foi traçado,  aquilo que foi realizado, e procuremos agora acertar o passo novamente. Muitas dioceses surgiram depois disso, muitas prelazias se tornaram dioceses, muitos bispos também são recentes na Amazônia... A temática do encontro é o seguimento de Cristo na Amazônia. Seguir? O que significa seguir Cristo, se naquele encontro de 72, a orientação básica veio do papa Paulo VI, “ Cristo aponta para a Amazônia”? Hoje a pergunta é a mesma, esse mesmo Cristo, que continua apontando para a Amazônia, nos diz  o quê? Que significa hoje seguir o Cristo na Amazônia como seus discípulos e seus evangelizadores?”

O quarto encontro da Igreja na Amazônia, realizado em Santarém, em maio de 1972, reuniu 22 bispos e três padres. O fruto daqueles sete dias de intensas reflexões foi a aprovação de duas diretrizes básicas: Encarnação na realidade e Evangelização libertadora. E quatro linhas prioritárias: Formação de agentes de pastoral; Comunidade cristã de base; Pastoral indígena e Estradas e outras frentes pioneiras, reunidas no chamado “Documento de Santarém”.

40 anos depois, o Documento vai ser base do 10º encontro, que tem entre outros objetivos: apresentar sugestões para uma Evangelização Encarnada, Missionária e Profética na Amazônia para os próximos cinco anos.

O 10º encontro vai acontecer no seminário São Pio Décimo, até o dia seis de julho. A abertura será no dia 02 de julho, com uma celebração eucarística às 18 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Logo após os bispos seguem para o Seminário, onde acontece a acolhida aos participantes pela Comissão Episcopal da Amazônia, apresentação dos objetivos do evento e orientações para o dia seguinte. Em seguida, oração da noite. 


Joelma Viana ( Com informações da Pascom/Santarém)
Foto: Ronaldo  Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário